Dicas para plantar orgânicos em casa: os orgânicos representam aliados importantes para a alimentação, ajudando a fornecer um modo de vida mais saudável e sustentável. Com isso, o interesse por plantar orgânicos em casa tem aumentado.
Os alimentos orgânicos recebem essa nomenclatura pelo seu tipo de plantio – livre de agrotóxicos e outros produtos químicos. Pela procura cada vez maior, o cultivo desse tipo de variedade passa a ser cada vez mais comum, inclusive nas chamadas hortas caseiras.
Mas, afinal, o que é preciso para plantar orgânicos sem precisar sair de casa? Confira algumas dicas para plantar orgânicos em casa a seguir!
1. Escolha um local propício para plantar orgânicos
O local de plantio é sempre o primeiro passo a ser considerado para a idealização de uma horta. Esse precisa ser pensado de forma estratégica, vislumbrando o bom desenvolvimento das espécies escolhidas.
As hortas orgânicas precisam estra localizadas sob boa incidência solar. Ainda, em local amplo, arejado e com boas condições de solo. O acesso deve ser fácil, mas protegido da ação de agressores externos.
2. Prepare bem a terra para antes do plantio
O preparo da terra é a base de uma horta de orgânicos saudável, o que significa que ela precisa ser rica em propriedades que propiciem o desenvolvimento das variedades.
Assim, investir em um bom preparo, rico em nutrientes, com pH adequado e boa textura é fundamental nesse processo. Vale ressaltar que para a melhor preparação é preciso atentar para as espécies escolhidas, pois cada uma apresenta necessidades específicas – o que nos leva para a dica a seguir!
3. Opte pelas espécies certas
A proposta de plantar orgânicos é muito bacana e representa uma importante mudança cultural da sociedade. Ainda assim, para uma horta planejada de forma mais caseira e iniciante, pode ser melhor não arriscar-se no começo com espécies muito exigentes.
Assim, dar preferência aos vegetais mais resistentes e com maior capacidade de adaptação é a melhor forma de começar uma produção de orgânicos. E há vários exemplos com esse perfil: cenoura, tomate, pimentão, pepino, vagem, alface, espinafre, etc.
Nesse contexto, é importante, ainda, atentar-se para as espécies que convivem bem juntas – há casos como o do morango, que é muito frágil e que, ao plantá-lo próximo a batatas, por exemplo, pode-se atrair fungos bastante prejudiciais para a fruta.
4. Pratique a adubação
A prática da adubação deve ser rotineira ao plantar orgânicos e cuidar de sua horta. Isso porque ela é extremamente importante no processo de absorção de nutrientes essenciais para a saúde das plantas.
Para esse processo, é imprescindível o uso de adubos orgânicos (produtos químicos passam longe dessa proposta de horta. Algumas boas recomendações são o húmus, as cascas de fruta ou ovo, as fezes de animais, a compostagem, os restos de folhas e flores, entre outros.
5. Mantenha uma rotina de cuidados
Os cuidados de manutenção em uma horta de orgânicos devem ser redobrados – afinal, estamos falando de condições específicas de conservação. Além das tradicionais práticas de rega e adubação, é preciso ter um cuidado especial com os agentes externos.
Cercas e telas de proteção são muito bem-vindas e evitam que os insetos e outros animais atinjam as espécies. Alguns pesticidas naturais também podem ser utilizados, para evitar a incidência de pragas e pulgões.
Ainda, a poda também é outro detalhe importante e deve ser feita regularmente e com muita delicadeza – evitando agredir as variedades e prejudicar o seu desenvolvimento.
Não há nenhum mistério para o plantio de uma horta orgânica, desde que os cuidados de manutenção não sejam deixados de lado. Essas espécies precisarão de atenção para que possam se desenvolver com beleza e saúde, mas nada que seja muito trabalhoso!
Por isso, não deixe de investir nessa ideia, os alimentos orgânicos representam uma oportunidade de melhorar a sua alimentação (e a de sua família), bem como seu bem-estar e, ainda, de tomar uma atitude sustentável em seu dia a dia.
E então, pronta para plantar orgânicos em casa? Que espécies você gostaria de ter em sua hortinha caseira? Deixe sua mensagem nos comentários!
Dicas maravilhosas, já estou concentrando em um caixa os restos orgânicos como falado. Meu tomateiro já produz belos frutos. Obrigado pelos ensinamentos muito úteis.
Que bom, Eduardo! É ótimo receber esses feedbacks. E aí, conta pra gente: os tomates estão gostosos?
Olá bom dia!
Tenho frutas plantadas em vasos (60×60) abacate, manga, limão, laranja, pitanga, goiaba, acerola, jaboticaba, mexerica, amora, acerola, fruta do conde, maçã , banana, mamão.
Gostaria de dicas de quais legumes, temperos e hortaliças posso plantar no mesmo vaso
penso em ter no momento hortaliças como coentro, salsa, cebolinha ,pimentão e tomates, couve e pimenta biquinho
Olá PlastPrime. Aprenda como cultivar algumas espécies de árvores frutíferas no vaso: https://bit.ly/Aprendacomocultivaralgumasespeciesdearvoresfrutíferasnovaso
Pingback: Como cultivar morangos em vasos! - Blog Plastprime
Pingback: 10 dicas imperdíveis para sua horta! - Plastprime
Pingback: PlastWall: Vantagens do Módulo para Jardim Vertical - Plastprime
Pingback: Tomate: dicas de plantio! - Blog Plastprime
Pingback: Varandas/sacadas: decoração para esses espaços!