Não é porque você mora em um local sem um grande jardim que não pode cultivar belas variedades de plantas em vasos. Mesmo com pouco espaço, é sim possível dar um jeito para plantar aquelas espécies que você tanto gosta! O segredo está em um pouco de planejamento e dedicação – com isso você vai ver que vai tirar de letra!
E tem mais: se o que você gosta mesmo são de plantas frutíferas e sempre sofreu pensando que não poderia tê-las por perto, nós viemos para trazer a solução!
No post de hoje, falaremos sobre as plantas frutíferas para plantar em vasos. Sim, é isso mesmo! Você vai conhecer 5 tipos de árvores que são muito resistentes a esta forma de plantio. Confira e tenha suas próprias frutas orgânicas, sem precisar sair de casa!
Plantas frutíferas para plantar em vasos: afinal, o que muda?
A plantação de arvores frutíferas em solo é bastante tranquila e conhecida, pois não exige praticamente nenhum cuidado. E é aí que está a diferença para as plantas frutíferas para plantar em vasos! Para que as plantas desenvolvam-se com saúde nesta condição, são necessárias algumas atenções especiais, mas nada complicadas, tais como com a preparação do solo, a manutenção do substrato, a drenagem dos vasos, a poda, as regas, etc. Confira alguns pontos importantes:
Solo
Para iniciar o plantio, é necessária preparação prévia do solo. Ele deve contar com uma cama de drenagem na parte de baixo – utilize cascalhos, argila, cacos, pedras, etc. A terra deve ser de qualidade e o investimento em substratos se faz necessário.
Local dos vasos com as plantas
É muito importante que sua planta fique em local sob incidência de luz solar, para assim desenvolver-se de forma saudável e contínua. Ainda, cuide com a canalização do vento, pois, se for muito intensa, pode acabar danificando as folhas.
Vasos
O vaso precisa ser grande o suficiente para comportar o tamanho da espécie. Ainda, o vaso deve ser de material adequado para que a umidade do solo seja mantida.
Regas
As regas das plantas frutíferas precisam ser constantes. Indica-se que ocorra, pelo menos, três vezes por semana e que a quantidade de água seja suficiente para que escorra até o fundo do vaso.
Manutenção e controle de pragas de plantas frutíferas para plantar em vasos
Mantenha a atenção às suas espécies, sempre percebendo suas necessidades. Ainda, não deixe de retirar possíveis pragas e utilizar de pesticidas naturais, evitando que este tipo de inconveniente cause danos à sua planta.
Dicas de plantas frutíferas para plantar em vasos
Agora que você já conhece as condições necessárias para cultivar suas plantas frutíferas para plantar em vasos, é hora de conhecer as dicas de espécies para a sua plantação orgânica!
Não são todas as espécies que se adaptam com facilidade a esta realidade, por isso, fazer a escolha correta pode ser o segredo para o bom desenvolvimento da sua planta frutífera. Confira algumas das opções mais indicadas:
1. Jabuticabeira
Esta é a preferida entre as plantas frutíferas para plantar em vasos! Isso porque ela desenvolve-se facilmente, desde que nunca lhe falte água. Tenha mais atenção nas épocas de floração e frutificação, pois são os momentos em que a jabuticabeira necessita de mais umidade.
2. Laranjeira
Esta planta, que é de consumo praticamente unânime, também é uma boa opção entre as plantas frutíferas para plantar em vasos.
Para isso, prefira as de porte anão, que apresentam melhor adaptação a este cenário. Muito sol e regas frequentes são o segredo para que essa espécie cresça de forma bonita e saudável!
3. Figueira
Trata-se de uma espécie de fácil adaptação. Por isso, promete fazer sucesso até na plantação em vasos! É uma planta exótica e que fornece frutos deliciosos, desde que um cuidado muito especial seja tomado: o controle de poda. A pode deve ser constante para que a copa mantenha-se arejada.
4. Pitangueira
É uma planta de pequeno porte e, por isso, uma excelente opção para ser plantada em vasos. Além disso, produz frutos saborosos e perfumados.
5. Limoeiro
O limoeiro também pode ser plantado em vaso, mas é preciso atentar para que as pragas não se instalem. Fique de olho na planta e mantenha a manutenção e poda sempre em dia!
Viu só, há sim opções de plantas frutíferas propicias para serem plantadas em vasos. E acredite: desde que bem cuidadas, elas prometem grandes resultados! Não perca tempo e comece já a sua plantação. Quando você menos esperar, vai estar se deliciando com as suas próprias frutas orgânicas!
Viu só, há, sim, opções de plantas frutíferas propícias para serem plantadas em vasos. E acredite: desde que bem cuidadas, elas prometem grandes resultados! Não perca tempo e comece já a sua plantação com os produtos da Plastprime. Quando você menos esperar, vai estar se deliciando com as suas próprias frutas orgânicas!
Gostou de nossas dicas de plantas frutíferas para plantar em vasos? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!
ROMAIRVIEIRA@YAHOO.COM.BR MEU INTERECE ,E MUDAS DE FRUTAS PARA VASO,UVAS ETC
Olá, Romair! Não trabalhamos com a venda de mudas, mas vamos deixar anotado aqui para futuramente criar um conteúdo sobre o assunto 🙂
Abraços!
Tenho um pé de mixuruca que cresceu sozinho. Quero torná-lo anão e que de frutinhas. Como faço? Ele já tem um metro de altura+/-. Está em um vaso. Gostaria de conselhos
Como fazer para uma cerejeira não crescer w dar frutos? Já tenho uma plantada.
Boa noite,Gostaria de saber, o que fazer para as folhas do limoeiro não nascerem enroladas. Obg
Olá, Ane. Tudo certo? As folhas enroladas podem ser o resultado de vários problemas! Você precisa identificar o que está causando, só assim pode ver como tratar! Vou te dar alguns exemplos: Se as folhas enroladas tiverem manchas vermelhas e marrons na parte de trás, pode ser a falta de sol. Se tiverem pequenos furos, pode ser o sinal de danos provocados pelo pulgão. Cada um tem um tratamento diferente!
Pingback: Plantio em vaso: plantas que gostam de sol - Blog Plastprime