Gostar e cultivar plantas significa ter muita vida e beleza em volta. Mas, de repente, você começa a notar que algumas delas não estão mais tão vistosas e algumas até começam a morrer. Se isso está acontecendo, acenda o sinal de alerta: elas podem estar com alguma doença ou praga. Mas não se preocupe, com um pouco de atenção e dedicação, você consegue fazer seu jardim florescer lindo como sempre.
O primeiro passo é perceber os sintomas: as plantas estão murchas? Estão apodrecidas ou amolecidas? Estão secas? E atenção também ao ambiente: tem excesso ou falta de luz solar? Excesso de vento? A irrigação está sendo feito corretamente? Muitas vezes você pode recuperar a planta somente mudando-a de lugar, proporcionando mais ou menos sol e fazendo uma rega correta (sem muita nem pouca água). Mas se isso não resolver, é bom investigar melhor, pois suas plantas podem estar com alguma praga ou doença.
Os sinais visíveis são folhas manchadas, roídas ou enrugadas. A planta também pode estar crescendo menos, e algumas partes dela podem morrer antes de estarem crescidas (galhos, folhas, flores). Os fungos são os causadores de grande parte das doenças, como oídio, míldio, podridão, fumagina e ferrugem, entre muitas outras. Normalmente o recomendado é retirar as partes mais afetadas, dar uma boa lavada nas folhas e usar fungicidas. Já as pragas mais comuns são infestações de ácaros, pulgões, cochonilhas, lagartas e nematoides. Dependendo do caso, é preciso usar pesticidas ou soluções à base de enxofre, por exemplo.
O mais importante é sempre observar de perto as plantas, identificar os sintomas e procurar a cura mais adequada para cada caso.
Gostou das nossas dicas? Baixe gratuitamente o eBook “Guia para jardineiro iniciante: como ter plantas saudáveis?” e saiba tudo sobre as plantinhas!
Dicas sensacionais!
Abraço!
Olá, Sara! Que bom que gostou. Até mais, abraços!
Muito esclarecedor. Obrigada!
Olá, Lory! Imagina, ficamos muito contentes que gostou. Até mais!
Excelentes dicas. Parabéns pelo conteúdo!
Olá, Lory! Que bom que gostou do conteúdo. Até mais.
Pingback: Como replantar vasos e retirar mudas das plantas - Blog Plastprime
Pingback: Alelopatia: Plantas que não podem dividir o mesmo canteiro - Blog Plastprime
Pingback: 5 sinais de que sua planta está com problema - Blog Plastprime