Você já pensou em cultivar seus próprios temperos em vasos? Saiba que essa ideia está super em alta! Além de os vasinhos ajudarem a dar um toque único à decoração, os temperos perfumam o ambiente e podem ser a base de uma alimentação orgânica mais saudável para você e sua família.
Já imaginou? Enquanto prepara suas refeições, ter ao alcance das mãos especiarias repletas de nutrientes e benefícios, livres de substâncias químicas e sem sabor alterado por agrotóxicos?
Torne isso realidade, começando sua hortinha caseira de temperos em vasos aplicando nossas dicas a seguir!
Alguns cuidados gerais para o cultivo de temperos em vasos
Tanto para quem tem bastante ou pouco espaço, é possível, sim, cultivar temperos em vasos, optando pelos modelos certos e tomando alguns cuidados, como:
- Tamanho do vaso: é importante escolher de acordo com o potencial de crescimento de cada espécie. Como regra geral, recomenda-se que o cultivo de temperos em vasos seja feito em recipientes de, no mínimo, 20 cm de altura.
- Tipo de vaso: há diversos modelos para sua hortinha de temperos! Há vaso individual, compartilhado (estilo jardineira), empilhável, entre tantos outros. Escolha um modelo adequado aos seus temperos e que gere uma composição bacana para sua decoração. Dê preferência a modelos com proteção antimicrobiana, para preservar ainda mais sua hortinha.
- Adubo: dê preferência aos orgânicos. Já que a ideia é que você utilize os temperos para consumo, evite produtos químicos e adote uma plantação 100% orgânica em todos os detalhes.
- Luz solar: boa parte das espécies precisa de, ao menos, quatro horas diárias de exposição solar. Então, dê preferência a colocar seus temperos em vasos em locais que peguem ao menos luz solar indireta.
- Pragas: os temperos em vasos podem ser alvos de pragas. Então, monitore-os com frequência e, se necessário, utilize inseticidas naturais para evitar qualquer contaminação de sua hortinha de temperos.
- Drenagem: para manter a saúde de sua hortinha, é muito importante ter cuidado para não regar demais e acumular água nos vasinhos. Há alguns modelos, como os da PlastPrime, que já são projetados para facilitar a rega, por contarem com um reservatório de água. Colocar pedrinhos no fundo do vaso, também ajuda nessa função.
5 exemplos para cultivar temperos em vasos
Entre as opções mais práticas de cultivo, estão:
1. Salsinha
Um dos temperos em vasos mais apreciados e versáteis: sim, estamos falando da salsinha! Ela pode ser utilizada em sopas, saladas, carnes, suflês, omeletes e tantos outros pratos.
Quanto ao seu cultivo, coloque o vasinho em local de sombra parcial, pois esse tempero não se desenvolve bem sob altas temperaturas. A rega deve ser frequente, deixando o solo sempre úmido.
Entre 60 e 90 dias depois do plantio, você já poderá fazer a colheita das folhas para dar um gostinho todo especial às suas refeições!
2. Cebolinha
A cebolinha não poderia faltar aqui! Além de compor uma dupla dinâmica imbatível com a salsinha, de modo separado ela também é um sucesso para temperar saladas, sopas, molhos, carnes, pratos com ovos, entre tantas outras delícias.
Para desenvolver-se bem, a cebolinha precisa receber luz solar direta, no mínimo, por algumas horas no dia. Seu solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica, não devendo nunca ficar encharcado.
Você poderá fazer a colheita entre 75 e 120 dias após o plantio, tendo o cuidado de colher as folhas por inteiro – junto à base, e não pela metade.
3. Manjericão
O manjericão adiciona um sabor e um aroma todo especial aos pratos, não é mesmo? Esse tempero costumeiramente é utilizado para o preparo de molhos, omeletes, carnes vermelhas e peixes.
Na hora de plantar esses temperos em vasos, tenha em mente que essa espécie pode atingir até 60 centímetros de altura, então é preciso optar por um vaso que comporte esse desenvolvimento.
Ainda, ele precisa de sol, então tenha cuidado para expô-lo ao menos algumas horas por dia. Quanto à rega, também deve ser diária, com cuidado para não encharcar o solo. A colheita das perfumadas folhinhas pode ser feita entre 60 a 90 dias após seu plantio.
4. Alecrim
Especiaria bastante utilizada para temperar carnes e legumes. E a boa notícia é que é bem fácil cultivá-la! Para plantar esses temperos em vasos, dê preferência a um modelo redondo e com profundidade entre 30 a 40 centímetros.
O alecrim precisa de sol para se desenvolver, então, coloque seu vasinho onde haja incidência de luz natural. O tempero poderá ser colhido cerca de 90 dias depois de ter sido plantado.
5. Louro
Aquele feijão caseiro temperado com louro – não há sabor igual, não é mesmo? Ainda mais quando você mesma pode colher esse tempero do pé!
Para cultivá-lo, certifique-se de que o solo esteja bem drenado e rico em matéria orgânica. O louro desenvolve-se melhor à meia sombra, mas em locais com boa claridade. Opte por um vaso maior, esse tempero desenvolve-se lentamente, mas pode chegar a medir até 18 metros de altura.
A rega pode ocorrer a cada dois dias ou sempre que o solo deixar de ficar úmido. Os raminhos com folhas poderão ser colhidos a partir de 12 meses de seu plantio.
E então, pronta para iniciar o cultivo de temperos em vasos? Quais especiarias você gostaria de ter em sua horta caseira? Conte pra gente pelos comentários!
Artigo excelente, muito bom mesmo!
Olá, Divino! Que bom que gostou. Até mais!!
Bom dia,queria saber se é possível planta abacate e manga no vaso obrigada
Estou adorando as dicas de vocês, mas desiludida , por sempre aparecer pragas, já perdi uns 5 pés de tomatinho, para as pragas, já tinha ate tomatinho uma penca, mas morreu, agora estou lutando, para combater pragas em uns pés de pimentão, espero vencer.
Pingback: Dicas de decoração: utilizando plantas para decorar! - Blog Plastprime
Pingback: Hortelã: como cultivar na sua casa! - Blog Plastprime
Pingback: Varandas/sacadas: decoração para esses espaços!
Pingback: Plantas que atraem boa sorte e energias positivas!
Pingback: 7 plantas para você cultivar no verão! - Blog Plastprime
Pingback: Horta em apartamento: o que plantar? - Blog Plastprime