Estudos mostram que cada pessoa produz cerca de 1 kg de lixo por dia, um número elevado, ainda mais se levarmos em consideração que são poucas as pessoas que ajudam no processo de recolher lixos de plástico recilável nas grandes cidades. A reciclagem vai retirar do lixo vários materiais que levariam anos para se decompor, entre eles o plástico, que leva 450 anos. Separar corretamente o lixo, resultará em benefícios para a saúde e meio ambiente, mas também é possível utilizar os materiais recicláveis para a produção de produtos sustentáveis. É importante relembrar sempre o princípio dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Há três décadas a PlastPrime utiliza materiais recicláveis no desenvolvimento dos seus produtos, materiais de plástico reciclável que podem ser utilizados tanto na decoração de ambientes como no revestimento de pisos e paredes. A gerente de marketing da PlastPrime, Suelen Oliveira, explica que existem sim plásticos que são nocivos ao meio ambiente, mas que, sendo bem utilizados, poderão resultar em excelentes produtos que não prejudicarão a natureza. “Hoje em dia existe a questão ambiental antiplástico e acaba criando uma barreira contra todos os tipos de plástico. Sendo que o que é realmente prejudicial ao meio ambiente é o descartável. Nossos produtos podem ser reciclados e têm um ciclo de vida alto, feitos para durar e serem utilizados por muito tempo sem gerar resíduos.”
De acordo com a ONU e Senado Federal, a reciclagem é também um mercado promissor: movimenta cerca de R$ 940 bilhões por ano. É nosso dever agir de maneira sustentável, utilizando plástico reciclável para a produção de materiais e produtos.
Pingback: Uma casa de garrafas PET: já imaginou? - Blog Plastprime
Pingback: Você sabe o que é sustentabilidade industrial? - Blog Plastprime