Quem já não comeu um abacate e pensou logo em germinar a semente para plantar o seu próprio abacateiro?
O passo a passo é simples – mas com várias etapas: o pesquisador José Antonio Alberto da Silva, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ensinou o que você precisa fazer para ter seu próprio pé de abacate.
De acordo com Silva, o clima no Brasil é favorável para o plantio – para ter um abacateiro em casa, porém, é necessário de espaço. “É uma planta de porte alto, a altura chega a oito metros em média, mas pode ser conduzido com podas mantendo o porte em torno de 3,5 m de altura. O principal é ter espaço para crescimento, boa penetração de sol, mudas enxertadas e adubações orgânicas periódicas”.
É possível germinar a semente em casa (retire, lave, insira palitos de dente e deixe em um copo d´água. Vá trocando o líquido até germinar, em torno de 12 dias), ou, comprar as mudas enxertadas. “Adquira de viveiristas idôneos mudas bem enraizadas, com tronco sem lesões e folhas bem verdes e sem manchas. Pergunte qual a variedade e o porte”, indica o pesquisador.
As mudas oriundas de sementes produzem a partir do quinto ano, as enxertadas, dois anos. Caso plantado em vasos (com mais de 50 litros), a planta até produz frutos, mas de forma limitada. O plantio: – Escolha um lugar arejado, ensolarado e amplo. – Com a terra da cova (de 40 por 40 cm), misture 200 gramas de calcário, 200 gramas de super fosfato simples mais 10 litros de composto orgânico curtido. – Mantenha a planta irrigada, evitando excesso de água. – Inspecione periodicamente para monitorar a presença de pragas.
O que achou de descobrir como ter abacate em casa? Interessante, não é? E agora que você já sabe mais sobre o assunto, ficou mais fácil de começar a plantar em casa.