Provavelmente, você já teve contato com esse pequeno inseto, mas pode ter ocorrido de não ter sido uma experiência agradável, certo? Quando se pensa nas abelhas, logo vem à mente o poder de suas ferroadas e o receio da convivência, não é mesmo?
Entretanto, a verdade é que essa pequena criatura traz grandes benefícios para nossa vida e exerce um papel fundamental na sustentabilidade do planeta. Que tal saber mais sobre o assunto e compreender melhor a importância das abelhas? Descubra tudo a seguir!
Sobre as abelhas
Esse pequeno inseto, tão comum no meio ambiente, tem características bastante peculiares – principalmente relacionadas ao modo de vida e à atuação ambiental. Elas vivem geralmente em colmeias e trabalham de forma conjunta nos processos de produção de mel e polinização, por exemplo.
São mais de 25.000 espécies conhecidas em todo o planeta, as quais são extremamente adaptáveis a diferentes habitats e estilos de vida. Algumas fazem jus às populares descrições, enquanto outras apresentam características diferentes de sobrevivência – por exemplo, você sabia que há também algumas variedades que não possuem ferrão nem produzem mel?
O tempo de vida da abelha não e tão longo (varia conforme a espécie, mas não ultrapassa 5 meses), característica essa que é superada pelo alto índice reprodutivo do inseto.
A importância das abelhas para o homem e para a vida do planeta
A relevância das abelhas no contexto ambiental merece destaque, uma vez que essas trabalham de forma ativa no processo de polinização. Isso acontece porque esse pequeno inseto costuma buscar nas flores o seu alimento, consequentemente distribuindo pela natureza o pólen produzido por essas variedades. De fato, somente as abelhas são responsáveis por 80% da polinização em todo o planeta – que grande trabalho para um ser tão pequeno, não é?
Por meio do pólen, as espécies podem se reproduzir – garantindo a presença dessas no contexto do meio ambiente. Se não ficou claro para você a importância desse processo, veja um exemplo: você gosta de melancia ou maracujá? Se sim, você gosta e aprova, mesmo sem saber, esse trabalho das abelhas! Esses e outros alimentos não existiriam ou seriam bastante diferentes sem a polinização feita pela abelha – já imaginou, por exemplo, a vistosa berinjela sendo menor do que uma maçã? É, sem a polinização, essa poderia ser a realidade!
Ainda, sem as atividades das abelhas, a vegetação seria bastante reduzida – o que, por consequência, reduziria também a quantidade de animais no planeta.
Além disso, cabe destacar que as abelhas têm protagonismo na produção de um importante alimento: o mel, além de geleia real e própolis. Mas não é apenas nesses produtos característicos que a abelha tem importância: no Brasil, das 141 espécies de plantas cultivadas para uso na alimentação humana, produção animal, biodiesel e fibras, cerca de 60%,depende da polinização.
O projeto Jardins de Mel
Hoje, felizmente, há grandes projetos que valorizam a atuação das abelhas no meio ambiente. Dentre esses, pode-se destacar o Jardins de Mel.
Esse projeto foi idealizado pela prefeitura de Curitiba, no Paraná, e tirou do papel a ideia de um apiário de uma área de 1.500 metros quadrados. O espaço foi construído no Parque Barigui, próximo ao centro da cidade, e agrega uma grande população de abelhas nativas sem ferrão, as quais atuam na polinização de 90% das espécies brasileiras. O plano é de que o projeto se espalhe e compreenda também outros espaços da região.
Viabilizada em 2017, a ideia garante a manutenção dessas espécies, bem como a promoção de um habitat adequado para o desempenho de suas funções na produção do mel. No apiário, há caixas específicas para a criação das abelhas, as quais são feitas especialmente para este fim – garantido a saúde e o bem-estar delas.
O local também é utilizado como espaço de convivência, trazendo ao parque ainda mais vida e aproximação com a natureza. Nesse ambiente, construiu-se ainda uma oportunidade de conhecimento – e, de certa forma, sensibilização – sobre as abelhas, valorizando a atuação desses pequenos insetos no meio ambiente.
Para oportunizar essa experiência, o planejamento envolveu grande estudo da área e análise de investimentos em alternativas adequadas. Para a concepção, optou-se pelo uso do PlastFloor, produzido pela PlastPrime – um pavimento de estrutura permeável resistente a cargas e paisagisticamente neutro, que pode ser preenchido com grama, granilha, areia ou saibro – ou seja, a combinação perfeita para um apiário.
Oportunidades trazidas por projetos como esse são extremamente pertinentes na sociedade atual. Isso porque estimulam a compreensão da importância dos pequenos seres nas ações de manutenção do meio ambiente. Além disso, garantem um contato mais próximo com a natureza e a preservação do ecossistema no curto e longo prazo. E para quem menosprezava as abelhas, fica o registro do quão importantes elas são!
E então, você já sabia da importância das abelhas? O que achou do projeto Jardins de Mel? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!