As suculentas são uma variedade de planta que se destaca. Suas cores diversificadas, diferentes texturas e formatos exóticos chamam, mesmo a atenção. E sabe o que é o melhor de tudo? É super fácil de cuidar de suculentas! Isso mesmo, elas não exigem tanto controle e manutenção. São práticas e, inclusive, resistentes a ambientes críticos – uma opção muito bacana para se ter dentro de casa! Mas também não pense que só porque é fácil cuidar de suculentas que elas podem ser esquecidas.
As plantas precisam de um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de dedicação! Por isso, pensando em ajudá-lo nesta tarefa, o post de hoje traz algumas dicas essenciais. Confira!
6 dicas para cuidar de suculentas
1. Local
A sua suculenta precisa de muito sol para sobreviver e, diferentemente da maioria das plantas, a incidência pode (e deve) ser direta. Isso porque esta espécie sobrevive melhor a ambientes secos e quentes, não havendo o risco de ser queimada. O ideal é que elas fiquem em ambientes externos, propícios para suprir essas necessidades. No entanto, se você deseja ter sua suculenta dento de casa, a dica é que ela fique perto de uma grande janela – assim, conseguindo absorver toda luz necessária para sua sobrevivência.
2. Rega
A rega desta variedade tende a ser bem espaçada, uma vez que as suculentas têm baixíssima necessidade de água. Além disso, suas flores costumam armazenar água por bastante tempo, gerando uma reserva e diminuindo ainda mais a necessidade de reforço. Claro, é preciso considerar que a frequência pode variar conforme o ambiente em que ela se encontra, a temperatura a qual está exposta, seu tamanho, etc. Como “regrinha” você pode usar a análise do solo: a dica é que você regue apenas quando a terra estiver completamente seca.
3. Substrato
A verdade é que um bom substrato é que vai dar partida a uma suculenta bonita e saudável. Isso porque este deve se basear, principalmente, em um fator: a drenagem. No caso desta espécie, o armazenamento de água pode comprometer definitivamente a sua saúde. Por isso, o ideal é que seja desenvolvido um composto de terra adubada, areia e pedras – organizado nesta ordem e com a presença na mesma proporção.
4. Melhores vasos para suculentas
O vaso escolhido para o plantio precisa estar adequando às necessidades da sua suculenta. Como vimos, deve ser utilizado um bom substrato, que possibilite a drenagem. Pensando neste ponto, fica importante considerar o material do vaso e a presença de um furo de drenagem. Este último é essencial para impedir o armazenamento indesejado de água, que pode causar o apodrecimento da planta.
5. Adubação
A adubação é bastante eficaz para o desenvolvimento de uma suculenta, por isso, pode ser incluso no seu calendário de cuidados. Para tanto, você pode utilizar, principalmente, húmus de minhoca e compostos orgânicos. Se desejar, pode, ainda, buscar por opções específicas para a espécie – o mercado está sempre cheio de novidades e com alternativas cada vez mais eficientes. Acredite, esse é o tipo de manutenção que faz toda a diferença!
6. Poda das suculentas
Esta é mais uma manutenção que se faz necessária, seja lá qual for a espécie de planta. No caso das suculentas, não há muito trabalho em torno disso – são só algumas situações pontuais. Arranque uma ou outra folhinha seca que identificar na sua suculenta, ou alguma que esteja prestes a morrer. Isto basta para que a saúde dela seja mantida. Viu só? É muito fácil cuidar de suculentas! Agora, você não tem mais desculpas para não ter as suas. Com essas dicas, elas permanecerão sempre bonitas e saudáveis, trazendo ainda mais beleza aos seus ambientes. Acredite!
Você ficou com alguma dúvida sobre como cuidar de suculentas? Deixe sua mensagem nos comentários e nos vemos na próxima!
As suculentas podem ficar na chuva?
Olá, Selma! Podem, desde que o vaso em que elas estejam tem uma boa drenagem. O que não pode, é ficar água acumulada. Mas vale lembrar, que o excesso de água pode ocasionar o apodrecimento das plantas.
Olá, as suculentas só podem ser cultivadas em vasos? Tenho em espaço bom com bastante sol e pensei em fazer um jardim com variedades de suculentas,,, posso?
Grata
Olá, Roseli! Pode sim!
Quando compramos as suculentas elas vem em um vasinho de plástico, e com tipo de serragem, enfim devo trocar o vaso por outro e colocar outra terra?
Olá, Catia! Você pode trocar de vasinho sim, fica a seu critério. Já em relação a terra, normalmente elas já vêm com a quantidade necessária, bastando apenas completar com o que faltar.
onde comprar suculentas coloridas, em minha cidade eles não trazem.
Bom dia, eu faço quadros de suculentas, existe um produto que acelera o crescimento delas? Principalmente a raiz para ela ficar fixa? E elas podem ficar sem sol, dentro de casa ? Desde já agradeço.
aprendi como lidar com elas pois estava fazendo errado.dando muita água e quase perdi todas
Obrigada
Que ótimo saber que te ajudamos! Agora com certeza suas suculentas ficarão lindas e cheias de vida 🙂
Bom dia. Gostaria de saber se eu posso cultivar as minhas suculentas na estufa?
Deixei a minha no sol e elas murcharam todas, li que o sol e bom para elas, mais no meu caso não foi. Tem alguma regra de temperatura?
Olá, Beatriz! O ideal é sol e pouca água. Caso as suas não tenham dado certo com o sol, procure deixar em algum lugar com bastante luz indireta. Em relação a temperatura, suculentas são plantas preparadas para suportar alta temperaturas 😉
Eu comprei uma suculenta tem uma semana, ela veio em um vasinho simples pra mim tá ótimo onde eu comprei, minha dúvida é , de quanto em quanto tempo devo regalas ?
Como posso saber qual o tipo da minha suculenta?elas podem ser cultivadas em vasos grandes?
Gostaria de sabe como ccomprar suculentas de vocês!
Olá, Maria! Nós não trabalhamos com venda de plantas, apenas vasos. Abraços!
Pingback: 5 soluções para ter plantas dentro de casa! - Blog Plastprime
Pingback: Suculentas pendentes: quais são os cuidados necessários? - Blog Plastprime
Pingback: Dicas para ter um jardim em local pequeno - Blog Plastprime