Chegou a hora de ficar com água na boca pensando nas receitas do final de semana! Isso porque o post de hoje falará um pouco mais sobre como cultivar o tomilho: uma especiaria bastante utilizada, especialmente, na cozinha dos brasileiros.
Mas se você acha que essa é a única propriedade do tomilho, está enganado! Ele também tem destaque nos jardins e pode ser usado, inclusive, como uma planta medicinal. Acompanhe o post de hoje e descubra todos os segredos sobre o tomilho.
As características do tomilho
O tomilho é uma planta característica das hortas caseiras, e é utilizado tanto para a jardinagem quanto para fins medicinais e culinários. Trata-se de uma espécie muito bonita, que deixa qualquer plantação mais alegre, perfumada e cheia de vida – o que muito se deve às belas flores rosadas que desabrocham, principalmente, no período da primavera.
Ao que se refere à sua utilização culinária, é uma especiaria saborosa, utilizada como tempero na elaboração de diferentes pratos. O tomilho também possui propriedades terapêuticas, auxiliando na digestão e nas atividades antibacterianas, e é antioxidante, além de atuar no combate à ansiedade.
Dicas para cultivar o tomilho
1. Preparação do solo
O primeiro passo para cultivar o tomilho é a preparação do solo. Escolha um local plano e com boa incidência solar, pois esta variedade sobrevive melhor e, ambientes mais secos e quentes.
Se você deseja ter mais efetividade ao cultivar o tomilho, opte por fazê-lo no início da primavera, que é o período em que há maior tendência de crescimento. Apesar dessa preferência, fique tranquilo, pois não há nenhuma dificuldade no cultivo dessa erva. Ela é bastante resistente e perene, de fácil adaptação a qualquer ambiente!
2. Plantio
O plantio pode ser feito de duas formas: por meio de sementes ou pequenas mudas. A primeira opção é menos indicada, já que o cultivo é mais difícil devido à germinação lenta e irregular. O ideal é realizá-lo a partir de uma muda, que pode ser facilmente adquirida em casas especializadas.
Para que possam se desenvolver bem, o ideal é plantar as mudas com uma distância de 20 a 30 cm entre elas, atentando para a boa drenagem do solo.
3. Manutenção
Para que sua muda se desenvolva com saúde, alguns cuidados são essenciais. No início – nas primeiras três semanas – o solo precisa ser mantido mais úmido.
Outro ponto a ser considerado para cultivar o tomilho é a adubação, que deve ser realizada a cada 40 dias com o uso de substrato orgânico. Não deixe, também, de ficar atenta ao controle de pragas. Vira e mexe, elas voltam a incomodar, portanto, precisam ser combatidas: o uso de inseticidas naturais, que não prejudicam a saúde da planta, é o mais indicado.
4. Colheita e poda
A colheita pode começar muito antes do que você imagina! Dentro de 15 dias, o seu tomilho já vai ter crescido o suficiente para que você comece a colher seus primeiros raminhos.
Para retirá-los, conte com a ajuda de uma tesoura específica (não os arranque nem retire as folhinhas, pois isto acaba prejudicando a sua muda!).
Ainda, sempre que possível, realize a poda do seu arbusto – pois ela estimulará ainda mais o crescimento do tomilho. Só tome cuidado: mantenha o crescimento de, pelo menos, 5 cm, para não desestabilizar suas propriedades.
Não restaram dúvidas, não é? A plantação de tomilho é a escolha perfeita para deixar o seu jardim ainda mais bonito! Siga nossas dicas e comece logo o cultivo dessa erva aromática. Em breve, você já estará usufruindo de todos os seus benefícios!
E, então, ficou com alguma dúvida sobre como cultivar o tomilho? Se sim, não deixe de compartilhá-la com a gente nos comentários e se estiver em busca de um vaso ideal para o seu jardim, conte com os produtos da Isto!. Nos vemos na próxima!
Oiii com relação a água, como é de quanto em quanto tempo devo molhar, e se ela gosta de ficar no sol Mais, ou na sombra, tive uma mas morreu fiquei sem saber pq
Tenho tomilho plantando em vai, em apartamento e ele está murcho. Gostaria de saber se essa planta é sensível ao sol, ao vento, como deve ser a rega
Olá, Ana! Tudo bem? O tomilho prefere o sol direto de pelo menos 4 horas diárias, eles não são tão exigentes com relação a rega. Você pode esperar a terra ou o substrato do vaso estar quase seco para realizar uma próxima rega e são bastante resistentes ao vento!