Esqueça a história de que ambientes empresariais não podem investir em tendências de decoração, já que precisam transparecer seriedade. A verdade é que é, sim, possível inovar na decoração para ambientes empresariais, sem que se perca a credibilidade.
Com bom gosto, um pouco de criatividade e muita personalidade, é possível transformar qualquer empresa ou escritório em uma referência, também, de decoração. Confira, no post de hoje, dicas especiais para cumprir esse desafio com sucesso. Você vai ver: seu espaço ficará confortável e, ainda, cheio de charme!
1. Defina a imagem que o ambiente deve transmitir
O seu tipo de negócio influencia diretamente em todo o projeto de decoração, pois molda a visão que você deve projetar nesse espaço aos terceiros. Por isso, tenha em mente qual é a imagem que você quer passar para o público. A partir daí, será possível desenvolver um design super diferenciado e adequado às suas necessidades.
Por exemplo, se a sua opção for transmitir uma imagem mais sóbria, deve trabalhar com itens clássicos misturados com modernidades; se o foco for transmitir inovação, a aposta pode ser em itens criativos e coloridos em cada um dos espaços.
2. Escolha o mobiliário para a decoração
É o mobiliário o responsável por moldar o espaço às necessidades da empresa, por isso, ele precisa ser muito bem planejado. É necessário ter uma estética confortável, funcional e trabalhar com a praticidade. Nesse caso, muitos detalhes e rebuscamento podem não ser tão indicados. Prefira móveis planos, produzidos em tons claros e estrutura reta.
Se quiser detalhes diferenciados, utilize vidros e espelhos, que trazem beleza e sofisticação. Detalhes em plástico também podem ajudar a dar um tom um pouco mais descontraído ao ambiente.
Para poltronas e sofás, a dica é escolher opções com estrutura imponente, mas com bastante conforto. Lembre-se de que os móveis precisam “conversar entre si”, para criar um ambiente homogêneo e agradável.
3. A iluminação é essencial na decoração para ambientes empresariais
Um espaço bem iluminado é tudo! E saiba que esse é um dos pontos mais fortes da decoração para ambientes empresariais. Isso porque a iluminação consegue destacar cada um dos detalhes especiais, representando a beleza do espaço.
Com um bom projeto, a imagem transmitida fica ainda mais imponente. Como dica especial, o uso de luzes claras é indicado (de led, por exemplo), pois, além de ecologicamente corretas, promovem amplitude e melhor visibilidade no ambiente.
4. Dê atenção especial à escolha das cores
Você sabia que as cores podem representar sentimentos e até estimular determinadas reações nos seres humanos? Não, isso não é superstição! A verdade é que existem diversos estudos que comprovam o poder das cores e a influência delas nas sensações humanas. Por exemplo:
- Cores quentes, como o laranja e o amarelo, despertam fome, por isso, são a escolha ideal para restaurantes.
- O azul transmite credibilidade, por isso, é comumente usado para escritórios de advocacia e ambientes de negócios.
- O verde transmite tranquilidade e harmonia, sendo a escolha ideal para ambientes médicos, como consultórios e hospitais.
Dessa forma, a dica especial é escolher as cores que melhor representem o seu empreendimento, mesclando aos tons tradicionais, como preto, branco e cinza, e, ainda, apostando em tonalidades mais claras e confortáveis visualmente.
5. Os acessórios
Utilizar acessórios diferenciados é outra possibilidade na decoração para ambientes empresariais, sem perder a seriedade demandada por esses espaços. Eles que ajudam a representar a identidade da empresa e as tendências de decoração.
Quando se cria um ambiente clean, são os objetos nele colocados que desenham a sua imagem. Quadros, tapetes, almofadas, Cachepôs, pufes e porta-retratos precisam ser alocados a partir do conceito que se deseja criar. São esses detalhes que garantem a personalidade de seu ambiente – portanto, dê atenção a eles!
Pensando nessas questões, a decoração para ambientes empresariais tem tudo para ser um sucesso, transmitindo toda a sofisticação e credibilidade necessária.
E então, gostou das nossas dicas de decoração para ambientes empresariais? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.