Plastprime

Piso drenante para o escoamento da água em seu jardim!

Se você tem um pedaço de terra, e o utiliza para diversas funções, este texto é o que você precisa. Isso porque, seja no quintal de sua casa, jardim ou em qualquer outro tipo de configuração, a terra precisa de certos cuidados para não prejudicar sua vida e se tornar, ao invés de solução, uma dor de cabeça. Um deles é a drenagem. Se não estiver bem feita, pode acabar alcançando até mesmo a estrutura de sua casa.

Isso acontece porque, quando se pensa em um pedaço de terra, e aqui especificamente vamos falar sobre o jardim, é preciso tornar o escoamento algo essencial na hora de planejar, pois a água precisa escorrer e seguir o seu fluxo. Caso contrário, começará a se acumular e, de acordo com a estrutura ao seu redor, além de causar incômodos com poças imensas, poderá prejudicar qualquer estrutura, a longo prazo, além de matar as plantas por afogamento.

Ao planejar o seu jardim, então, lembre-se de disponibilizar espaços para escoamento da água, e aqui vamos te ensinar três deles: por madeira, por piso alveolar e por estrutura de encanamento.

É essencial respeitar o ciclo da água no jardim para escoamento

jardim irrigado

A água segue seu ciclo. Ou seja, quer queira, quer não, uma chuva poderá deixar evidente os problemas de escoamento em seu jardim. Mas não precisa de tanto: as regas acontecerão e, de acordo com as necessidades de cada planta, ela poderá absorver melhor ou não a umidade para o solo.

Caso esteja pensando em um jardim completamente montado, é necessário ter ainda mais cuidado. Se a água não tiver para onde correr, e aqui a falta de um solo natural será grande, você precisa se planejar para ter outras estruturas à disposição. Vamos começar pela basilar: o encanamento.

Encanamento da água: o que pode acontecer se a água não drenar no jardim

Antes de definir as plantas que farão parte de seu jardim, faça o planejamento completo da estrutura dele. É nesta etapa que o encanamento se faz necessário, pois, com ele você terá diversas vertentes para que a água não fique acumulada no solo, encharcando-o e prejudicando sua estrutura completamente. A partir deste ponto, então, observe alguns aspectos:

Piso alveolar é uma excelente opção para escoamento da água

Existe um tipo de piso que pode ser aplicado de forma orgânica aos jardins: o piso alveolar para área externa, em específico o PlastFloor, que conta com três tipos de configurações por peso: 30, 50 e 100 toneladas. Mas a grande questão dele não é sua resistência, e sim a praticidade, pois este tipo de material pode ser aplicado em áreas externas de grande porte, como quadras, campos de futebol e jardins, favorecendo a infraestrutura.

Isso acontece porque, sendo alveolar, ele permite que os materiais sejam aplicados para completar seus espaços com pedras, argila e gramados. A sua composição é oferecida para quem precisa de resistência, mas também de beleza e praticidade sem perder o contato com a natureza. Então, o piso PlastFloor é perfeito para complementar as áreas verdes, como os arredores do seu jardim, e permite que a água escoe de forma natural também.

Deck modular de plástico traz a rusticidade ideal para o jardim

Outra forma de manter a qualidade e a estrutura de seu jardim é apostar em um deck modular de plástico, da PlastDeck, cuja instalação não demanda custo de manutenção. É o item ideal para ajudar no escoamento e na drenagem de água de toda a área verde, e mantém tudo perfeitamente alinhado com o visual de um jardim, pois oferece design bem parecido ao tradicional deque de madeira, sem estragar com o tempo.

Sair da versão mobile