Você já pensou em ter uma horta em casa? Essa prática é cada vez mais comum – inclusive, nos ambientes urbanos mais compactos.
A verdade é que ter uma hortinha orgânica ao alcance de suas mãos oferece diversos benefícios para você e sua família, além de ser uma iniciativa bastante recompensadora – é uma sensação sem igual saber que está ingerindo um alimento que você mesma plantou, cuidou e colheu.
Se você ainda está em dúvida se esse é o momento certo para iniciar a sua horta caseira, não deixe de conferir as dicas do artigo a seguir!
Benefícios de ter uma horta em casa
Ter uma horta caseira é uma decisão que trará diversos benefícios para você. Atualmente, uma parte considerável dos alimentos que compramos apresenta elementos transgênicos ou é cultivada com o uso de agrotóxicos.
Assim, ao cultivar seus próprios alimentos orgânicos, você se livra desses riscos, poderá colher alimentos sempre frescos, conhecendo o seu manejo e garante mais saúde para você e sua família. Além disso, contará com itens mais perfumados e saborosos, gerando uma experiência sensorial e gastronômica muito mais qualificada.
Ainda, você poderá gerar uma economia em seu orçamento doméstico bastante expressiva no longo prazo, reduzindo o valor dos gastos com supermercado.
Outro dos benefícios de iniciar uma horta caseira é ter mais contato com a natureza – sobretudo nos ambientes urbanos, essa possibilidade é bastante importante, principalmente se você tem filhos – o contato dele com a horta pode ser uma experiência educativa super rica, além de um momento de lazer e de ampliação de sua consciência ambiental.
É difícil manter uma horta em casa?
Esqueça essa ideia de que ter uma horta em casa é algo difícil ou trabalhoso demais! O fato é que, depois dos primeiros passos, você verá que cuidar de sua hortinha será uma tarefa prazerosa e até mesmo terapêutica.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso nesse segmento, é possível iniciar cultivando itens mais práticos, como temperos, por exemplo.
Dicas para iniciar sua horta em casa
1. Encontre o espaço ideal
Seja uma grande área externa ou um cantinho em sua varanda: saiba que atualmente é possível cultivar uma horta em casa independentemente do espaço disponível.
Sendo assim, identifique o local para iniciar a sua e mãos à obra! O mais indicado é que o espaço seja bem arejado, receba alguma iluminação natural e que não esteja 100% exposto a fortes ventos ou chuvas.
2. Escolha as variedades
Essa é uma etapa muito prazerosa! Aqui, você irá pesquisar e escolher as variedades que irá cultivar em sua horta em casa, entre ervas medicinais, temperos, frutas, legumes e hortaliças.
Uma dica bacana é combinar variedades altas que possam futuramente fazer sombra para as menores. Ainda, se o espaço é limitado, dê preferência a espécies que podem ser plantadas juntas e que ajudam-se mutuamente – como é o caso de alface, cenoura e beterraba, por exemplo.
3. Defina onde irá plantar as variedades
Caixotes, canos de PVC, latinhas reutilizadas de alimentos, vasinhos plásticos – há diversas opções de recipientes para sua plantação.
Para quem tem pouco espaço disponível, optar por módulos de jardim vertical é uma opção muito funcional e inteligente. Ainda, há no mercado lindos vasos empilháveis que irão otimizar e ornamentar seu ambiente.
Para a escolha, também é importante considerar o tipo de raiz das espécies. Por exemplo, se a raiz for mais profunda, vasos mais altos, que possibilitem o bom desenvolvimento da variedade, são os mais recomendados.
4. Informe-se sobre a melhor rotina de cuidados
Para que sua horta em casa permaneça vistosa e saudável, é preciso saber como cuidar dela. Então, é importante pesquisar sobre a rotina de manutenção de cada espécie – incluindo dados sobre poda, adubação, rega, etc.
Viu só como ter uma horta em casa é fácil e uma prática repleta de vantagens? Que tal iniciar a sua hoje mesmo? Para isso, confira os produtos da PlastPrime específicos e feitos com muito carinho para sua hortinha e depois compartilhe sua experiência aqui nos comentários!