Você sempre quis ter um jardim florido, bonito e charmoso durante as quatro estações do ano? Então, precisa conhecer as plantas perenes, as plantas que florescem o ano todo! Com elas, seu jardim estará sempre vistoso e cheio de vida.
Neste artigo, apresentaremos alguns exemplos dessas espécies e dicas de cultivo. Escolha as suas preferidas e comece a colorir seu jardim!
O que são plantas perenes?
As flores e plantas perenes, também conhecidas como persistentes, são aquelas que têm ciclos longos, podendo viver mais de dois anos e sem perder suas folhas – algumas espécies podem até mesmo viver mais de cem anos.
Além de suas folhas comumente se manterem verdes e viçosas por todo seu período de vida, outra peculiaridade é que, muitas vezes, elas aguardam alguns anos para produzirem sementes. Isso é feito somente após produzirem toda a estrutura que lhes possibilite adaptarem-se a condições adversas, o que faz com que elas sejam, de modo geral, muito resistentes.
Por tudo isso, as plantas perenes têm grande preferência: são bonitas, resistentes e fáceis de cuidar.
7 exemplos de plantas que florescem o ano todo
Entre as espécies que, com os devidos cuidados, permanecerão sempre bonitas e floridas, estão:
1. Begônia cerosa
Essas viçosas plantas que florescem o ano todo preferem o clima quente, mas, com cuidados, adaptam-se bem a qualquer temperatura. Para mantê-las saudáveis, é recomendado replantá-las anualmente em solo rico bem drenado e com matéria orgânica.
Como elas podem atingir cerca de 30 centímetros de altura e suas raízes precisam de espaço para não se entrelaçarem (o que dificulta a passagem de água e nutrientes), o vaso de cultivo não pode ser pequeno.
2. Maria-Sem-Vergonha
De florescimento rápido e fácil, essas plantinhas colorem qualquer espaço. Podendo atingir até 50 cm de comprimento, elas se desenvolvem com facilidade, tendo solo fértil e úmido disponível.
Por suas características, é preciso cuidado para ela não tomar conta de todo o seu ambiente e prejudicar a floração de suas outras plantas.
3. Lavanda
Entre as plantas que florescem o ano todo, a lavanda (ou alfazema) é uma das mais perfumadas. Essas plantas perenes, tão utilizadas na aromaterapia, são tolerantes a todas as condições climáticas, embora, para seu plantio e cultivo, o mais indicado sejam climas mais quentes.
4. Gerânio
Essas plantas que florescem o ano todo têm aroma, formato e cores bastante exuberantes. Por serem plantas perenes, são fáceis de cuidar, demandando cuidado mais especial apenas para garantir boa exposição à luz solar.
5. Helicônia
De flores bastante ornamentais, com hastes longas e pendentes, essa espécie bela e exótica é muito demandada por paisagistas para a decoração dos mais variados ambientes.
Para permanecer exuberante, deve ser plantada em solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Outro cuidado importante é com o vento forte e as chuvas, já que suas folhas podem rasgar sob essas condições.
6. Astromélia
De floração belíssima, a astromélia também é bastante utilizada para projetos paisagísticos. Seu cultivo deve ser feito sob luz solar ou meia sombra, demandando proteção contra geadas. Outro cuidado importante é fazer adubação frequente, para mantê-la bonita e sempre saudável.
7. Camomila
Outra espécie utilizada na aromaterapia e como planta medicinal é a camomila. De flores pequenas e delicadas, semelhantes a mini margaridas, o perfume dessa espécie é bem característico.
Para se desenvolver bem, ela precisa de solo rico em nutrientes e levemente alcalino. A camomila está bem adaptada a diferentes temperaturas, porém apresenta baixa tolerância a secas prolongadas.
E então, pronta para ter um jardim florido o ano inteiro? Para começar esse projeto, confira as dicas que preparamos no Guia prático de Paisagismo para Iniciantes. Até a próxima!
Ótimo post!
Muito informativo!
Vou tentar plantar estas flores no meu jardim!
Crie um link de contato para o seu Whatsapp e der um UP! nas suas vendas e captação de clientes
https://whats.link
Pingback: 6 Estilos de jardins para você se inspirar! - Blog Plastprime
Pingback: Quais acessórios são essenciais na jardinagem? - Blog Plastprime