O jardim vertical é, mesmo, o maior sucesso nos projetos paisagísticos atuais e representa uma tendência sem prazo de validade. Além de ser moderno e de apresentar design diferenciado, ele supre as necessidades práticas de cuidado e de manutenção das plantas. Sim, eles são uma alternativa para quem busca funcionalidade, mas não abre mão da beleza e harmonia dos jardins tradicionais. Mas, então, quais são as melhores plantas para esses espaços? Quais são as que melhor se adaptam a essa alternativa? Neste artigo, tire suas dúvidas sobre as espécies mais indicadas para plantio nos módulos para jardim vertical!
6 plantas para jardim vertical
1. Samambaia
A samambaia é a queridinha dos jardins verticais, o que se deve especialmente ao seu caráter leve e robusto. De cor verde clara e formato pontiagudo, as folhas são formosas e dão um charme a mais para a composição do espaço. As samambaias são de fácil manutenção – outro motivo para a sua adoção no jardim vertical -, já que são resistentes e se desenvolvem rapidamente. Sobrevivem melhor à meia sombra e com rega regular, e o principal cuidado de manutenção é a pulverização de fertilizantes à base de nitrogênio.
2. Rosário
O rosário é uma planta exótica e curiosa, já que tem um formato bastante diferente. Como o próprio nome diz, se assemelha a um rosário, de finos e longos galhos e com pequenas sementes que podem ser comparadas a ervilhas. Ela faz parte do grupo das chamadas “plantas suspensas” e deixa qualquer jardim vertical suspenso mais charmoso. Essa espécie prefere clima mais ameno, mas resiste também a temperaturas mais elevadas. Para que se mantenha sempre bela e vistosa, indica-se a poda e adubação regular.
3. Aspargo-pluma
Se tem uma planta que é sinônimo de charme, essa é a aspargo-pluma. Com delicadeza e simplicidade, garante uma composição harmônica no jardim vertical. Os arbustos compostos por folhas verdes claras pontiagudas e pequenas flores de cor branca trabalham fortes conceitos de ornamentação. Para o seu cultivo, o solo deve ser fértil, úmido e contar com regas diárias.
4. Liríope
A liríope é uma folhagem verde escura, repleta de folhas longas e estreitas. É percebida em forma de arbusto e tem como principal característica a textura densa e formosa. A liríope é bastante utilizada na combinação junto a outras plantas para jardim vertical, a fim de gerar um bom acabamento. Vale ressaltar que, quando em boas condições de desenvolvimento, tende a desabrochar flores de cor lilás. É uma variedade que gosta de luz solar, especialmente direta, e suporta bem o calor e a umidade excessiva. Como ponto de atenção, indica-se o investimento na poda – que fortalece as folhas e incentiva o crescimento.
5. Tilândsia
A tilândsia é uma espécie de bromélia, planta muito indicada para jardim vertical. Essas plantas são bastante resistentes, pois se adaptam facilmente a diferentes habitats. Essa planta se destaca pelas formosas flores, de cor avermelhada e aspecto exótico – garantindo todo o charme necessário ao espaço. Contrasta muito bem com folhagens e, ainda, traz um perfume singular. Para mantê-la sempre bonita, é preciso atentar para a rega, que não pode ser exagerada, e à luminosidade, que deve ser preferencialmente direta.
6. Véu de noiva
O véu de noiva é outro clássico dos jardins verticais. Tem caráter ornamental e deixa qualquer espaço mais harmonioso e bonito. Suas pequenas flores brancas são delicadas e os ramos apresentam nuances diferentes (mistura de tons verdes e arroxeados). Como cuidados necessários, se destacam a irrigação frequente, a poda e a fertilização natural.
Por ser uma variedade um pouco mais frágil do que as demais, a indicação é que seja manuseada com cuidado e combinada com espécies de bom convívio. Agora que você conhece as espécies, basta combinar as suas preferidas para montar o seu jardim vertical. Lembre-se, também, de atentar para o espaço de colocação – que deve ser compatível com as necessidades das plantas escolhidas. Agora, mãos à obra: seu jardim vai ficar lindo!
E então, quais espécies você pensa em plantar em seu jardim vertical? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.