Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre os alimentos orgânicos, não é mesmo? Cada vez mais eles começam a aparecer no comércio e tomar conta dos programas de televisão e sites relacionados à saúde e ao bem-estar.
Mas você sabe por que essa prática está tão na moda? A verdade é que as pessoas estão se conscientizando sobre questões relacionadas à sustentabilidade e percebendo a importância de cuidar de sua alimentação e saúde.
Por isso, no post de hoje, listamos algumas razões pelas quais você deve começar a consumir (e quem sabe até a produzir!) alimentos orgânicos. Confira!
1. O valor nutritivo dos alimentos orgânicos
A produção orgânica garante alimentos mais saudáveis, já que, na plantação, não é feita a utilização de produtos químicos, tais como pesticidas e agrotóxicos – prejudiciais ao solo e aos seres humanos.
Nos alimentos orgânicos, são utilizados apenas adubos naturais, livres de quaisquer substâncias químicas! A composição nutricional presente nesses alimentos é relativamente maior quando comparada aos demais disponíveis no mercado. Por isso, eles são os queridinhos de quem está buscando mais qualidade de vida e melhorar a sua saúde.
2. O sabor dos produtos
Além de todos os benefícios em relação à saúde, vale destacar que o gosto dos alimentos obtidos via produção orgânica é diferenciado.
Produzidos sem o uso de substâncias tóxicas (que tendem a alterar as propriedades naturais dos alimentos), os produtos orgânicos são sinônimo de qualidade, também, por preservarem as características naturais das frutas, verduras ou dos legumes. O sabor e o aroma que você sentirá ao ter contato com esses produtos é o do próprio alimento!
3. A durabilidade dos produtos
Nesse método de produção, percebe-se que há melhor resistência dos produtos em relação ao ambiente. Ou seja, a durabilidade das frutas e dos legumes produzidos de forma orgânica é maior do que a percebida nas plantações convencionais.
Isso acontece porque eles tendem a ter menor quantidade de água em sua composição, diminuindo as chances de proliferação de bactérias – mas, claro, é preciso manter as condições de cuidado e armazenamento para garantir a boa durabilidade.
4. A certificação de qualidade dos alimentos orgânicos
As produções orgânicas seguem determinadas regras de cultivo, a fim de que o produto final esteja dentro do padrão de qualidade esperado. Dentre estas normas, destacam-se as condições de desenvolvimento, a preservação dos recursos naturais, bem como prescrições dos produtos ou substâncias utilizadas para a plantação.
Existe um controle bastante rígido, e qualquer prática fora do padrão impossibilita a aquisição do Selo de Certificação – emitido por órgãos independentes que avaliam e fiscalizam a produção dos alimentos.
5. Os benefícios ao meio ambiente
Não é só à saúde dos seres humanos que a produção orgânica está atrelada: essa é uma alternativa sustentável que também protege o meio ambiente.
Isto porque o tipo de produção prevê a manutenção do solo e a valorização dos recursos naturais. Pela dinâmica de cultivo, o solo se mantém fértil e a qualidade de água fica protegida.
6. O incentivo aos pequenos agricultores
Consumir alimentos orgânicos é, também, uma maneira de incentivar a atividade de pequenos agricultores, que trabalham de forma independente e com foco na qualidade dos produtos.
Quem consome alimentos orgânicos valoriza os pequenos negócios e o comércio justo de produtos.
7. A praticidade da produção de alimentos orgânicos em casa
Além de comprar no mercado, você também pode cultivar seus próprios alimentos orgânicos! Quem sabe uma hortinha orgânica?
Produzir seus alimentos em casa e ter sua própria horta é muito mais simples do que se pensa, e é uma prática que agregará mais saúde e qualidade de vida para você e sua família.
E então, pronta para aderir a esse movimento e inserir os alimentos orgânicos em sua rotina alimentar? Conte sua experiência nos comentários e até a próxima!
hello! nice website.
Pingback: 5 legumes para plantar em vasos! - Blog Plastprime
Pingback: Dicas para reaproveitar cascas de frutas e legumes! - Blog Plastprime
Pingback: Kit Carnaval: o que não pode faltar na sua festa! - Blog Plastprime
Pingback: 5 plantas frutíferas para plantar em vasos - Blog Plastprime
Pingback: 6 fertilizantes orgânicos feitos em casa - Blog Plastprime
Pingback: Aromaterapia: plantas com perfumes especiais na sua casa - Blog Plastprime