O Paver – também conhecido como piso intertravado – são peças pré-fabricadas, tradicionalmente feitas de concreto, e que são encaixadas umas nas outras, sem necessidade de argamassa ou mão de obra especializada para a sua instalação. Portanto, o Paver é uma opção ao pavimento asfáltico utilizado principalmente em áreas destinadas à circulação de pedestres.
Ele é fácil de colocar e retirar, o que torna possível removê-lo em caso de necessidade de reparo no subsolo – por exemplo, uma tubulação de água – sendo facilmente recolocado após o serviço. Projetos de pavimentação de calçadas e áreas de circulação de pedestres em geral vêm seguindo cada vez mais a tendência de utilização do Paver.
No entanto, o tradicional de concreto tem impacto ambiental considerável e permite o escoamento de água apenas no espaço entre as placas – o que pode comprometer a absorção de água da chuva. Uma alternativa atrativa nesse caso é o Paver plástico, que é reciclável e permeável. Saiba mais e descubra o porquê ele é uma ótima opção para a sua obra.
1 – Fácil colocação
A instalação do Paver plástico não necessita de nenhum equipamento complexo, e é feita em cinco etapas simples:
- Preparação do solo e nivelamento com areia média
- Montagem e encaixe dos Pavers plásticos
- Compactação com placa vibrocompactadora
- Aplicação de camada de areia fina para fazer o rejunte
- Lavagem para retirar o pó residual
Após essas etapas de aplicação – sem barulho e sem sujeira – o tráfego no local pode ser liberado imediatamente.
2 – A permeabilidade do Paver plástico
Aumentar a permeabilidade de áreas externas em condomínios, residências e áreas públicas é uma questão a qual urbanistas, engenheiros e arquitetos estão constantemente dando atenção. Se uma área não tem permeabilidade, a água da chuva escorre para a rede pluvial – muitas vezes entupida por lixo -, o que pode contribuir para enchentes e alagamentos. O Paver de concreto já é uma opção que contribui com a permeabilidade da área quando comparado à manta asfáltica, pois, nele, a absorção da água da chuva ocorre na área de junção entre as peças. Com o Paver plástico, a permeabilidade é ainda maior: ele possui design diferenciado com pequenos furos na superfície, o que garante 11cm2 de área vazada por peça – cerca de 5% de sua área total – garantindo um maior escoamento e evitando a formação de poças.
3 – Versatilidade
O Paver plástico é extremamente versátil e pode ser usado em qualquer tipo de área de trânsito de pedestres, como calçadas, ciclovias, pistas de caminhada, passeios, praças, áreas de lazer e até mesmo para o estacionamento de veículos leves.
4 – Paver Plástico é extremamente leve
Produzido em polipropileno, o Paver plástico é cerca de 30 vezes mais leve do que um de concreto com as mesmas dimensões. Por ser um material mais leve, seu manuseio durante a colocação é facilitado e os custos de transporte são bem menores.
5 – Facilidade de locomoção para deficientes físicos e visuais
O Paver plástico tem superfície de alto atrito, permitindo que deficientes físico e visuais – que são pessoas mais vulneráveis a acidentes em superfícies acidentadas ou escorregadias – circulem em áreas que utilizem o material sem correr o risco de acidentes. Em caso de chuva, o perigo também é reduzido já que a superfície absorve a água da chuva com facilidade. Tais características também são relevantes para o tráfego de motos e bicicletas.
6 – Sustentabilidade
O Paver plástico da Plastprime pode ser produzido pela reciclagem de embalagens longa vida, fazendo com que a sua obra seja mais sustentável e ecológica. Essa pode, inclusive, ser uma opção interessante se a sua obra busca a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design.
7 – Sinalização sem pintura
O Paver plástico é encontrado em diversas cores, assim, pode ser usado para a sinalização de calçadas e estacionamento – indicando, por exemplo, a área de cada vaga de estacionamento – sem a necessidade de pintura. Por essas razões o material pode ser uma excelente opção para tornar a obra de uma calçada, estacionamento ou pista de corrida muito mais simples, prática e sustentável, garantindo um espaço de boa permeabilidade e ótima aparência.
E então, você já utiliza o Paver plástico nos seus projetos? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.
Estamos construindo a sede da Casa da Paz uma entidade beneficente sem fins lucrativos como máximo de sustentabilidade possível, coleta e uso da água da chuva, fossa verde … Gostaria de obter mais informações sobre o piso permeável. A construção é em um terreno com desnível muito acentuado, vamos precisar fazer taludes e mesmo assim tenho dúvidas quanto ao destino da água da chuva.
Olá, Silvia! Que legal esse projeto! Para esse tipo de dúvida indicamos conversar com a nossa consultora, ela vai avaliar o projeto e te dar ótimas orientações! Para falar com ela é só enviar uma mensagem aqui no nosso site mesmo, ou se preferir, você pode ligar pra gente (41) 3123-7111.
Pingback: Vantagens de revestimentos modulares - Blog Plastprime
Pingback: Inovação em piso intertravado: sustentável e permeável - Blog Plastprime
Pingback: Por que utilizar Paver Permeável em estacionamentos? - Blog Plastprime
Pingback: Estacionamentos: por que apostar em pisos permeáveis? - Plastprime