Diabetes é uma doença muito comum, que age de forma silenciosa no organismo e que já atinge cerca de 16 milhões de brasileiros – conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda que sua seriedade seja, muitas vezes, ignorada, trata-se de uma doença com grandes riscos – prejudicando a saúde, principalmente, no longo prazo. Mas você sabia que é possível manter o controle da situação com alguns itens de origem natural?
Algumas plantas para diabetes, por exemplo, têm importante ação para o controle da doença e se apresentam como aliadas para o combate de seus sintomas. Que tal saber mais sobre os benefícios dessas plantas para diabetes? Confira, a seguir, algumas espécies que podem ser adotadas na sua dieta para auxiliar no controle da doença.
Benefícios das plantas para diabetes
As plantas e ervas medicinais são utilizadas há muitos anos para auxiliar no tratamento de diversos tipos de doenças. Elas fazem parte do princípio ativo de muitos dos medicamentos produzidos atualmente – no entanto, não devem substituir o tratamento médico, mas, sim complementá-lo. No caso das plantas para diabetes, elas ajudam a reduzir a absorção de açúcar dos alimentos, incentivam a produção de insulina pelo organismo e auxiliam na manutenção do controle glicêmico.
5 plantas para diabetes e seus benefícios
1. Babosa (ou aloe vera)
A babosa é uma planta medicinal com propriedades bastante poderosas, se apresentando como uma excelente alternativa para o controle de diabetes. Essa variedade contém determinadas substâncias com forte atuação na redução do índice glicêmico – o glucomano e a mucilagem, por exemplo, são importantes fibras que diminuem a absorção de açúcar dos alimentos. Ainda, no longo prazo e mediante consumo continuo, a babosa tende a incentivar a produção de insulina pelo organismo. Para melhor absorção de suas propriedades, recomenda-se a ingestão diária do suco dessa planta, produzido com folhas frescas e sem adição de componentes químicos (basta bater a planta com um pouco de água no liquidificador).
2. Chá verde
Além de ser um potente antioxidante, o chá verde também apresenta características importantes para o controle de diabetes. Essa planta é rica em polifenóis, o que reduz a absorção dos amidos presentes nos alimentos – e, consequentemente, dos açúcares. Além disso, estudos comprovam que a erva é capaz de intervir na sensibilidade do organismo em relação à insulina, incentivando a produção dessa substância pelo pâncreas. O consumo do chá verde pode ser diário, e quando as folhas são frescas os resultados tendem a ser mais intensos.
3. Canela
Os benefícios da canela são múltiplos e podem ser percebidos, também, na prevenção e no controle de diabetes. Essa especiaria, de sabor exótico e adocicado, incentiva o transporte de glicose nas células do organismo, já que aumenta a adesão do corpo à insulina. A canela também evita os famosos picos de açúcar no sangue, percebidos principalmente após as refeições: a partir do seu consumo regular, ela ajuda a controlar os níveis glicêmicos e o organismo passa a trabalhar de forma mais equilibrada.
4. Goji berry
Essa é outra variedade que pode ser uma grande aliada contra o diabetes. Isso porque essa fruta ajuda a inibir a absorção do açúcar presente nos alimentos, mantendo o controle glicêmico. Essa propriedade está concentrada na semente e casca da fruta, por isso, quando consumida in natura, o aproveitamento dos benefícios é bem maior. Ainda assim, é possível consumi-la na forma de chás ou sucos. O goji berry pode ser incluído na dieta de forma periódica, pois ainda auxilia na promoção do bem-estar e no tratamento da hipertensão – um dos sintomas mais frequentes em organismos diabéticos.
5. Carqueja
A carqueja traz inúmeros benefícios para a saúde, dentre eles o combate aos sintomas da diabetes. Ela tem atuação hipoglicemiante, ou seja, regula as taxas de açúcar no sangue. Essa é uma espécie de grande ação protetora, que beneficia o funcionamento do organismo como um todo, e, por isso, é uma opção que pode ser adotada no dia a dia sem prejuízos. A ingestão da carqueja pode se dar por meio do tradicional chá ou do consumo de cápsulas – sendo a primeira alternativa a mais indicada, por lidar com a planta em forma mais fresca e com benefícios mais evidentes. Não é novidade que o poder das plantas medicinais é grande, mas a identificação dos benefícios para os diabéticos se mostra como um avanço promissor nos estudos de controle da doença. Além de auxiliar no tratamento, elas são 100% naturais e saudáveis para o organismo.
E então, gostou de nossas sugestões de plantas para diabetes? Você já conhecia as propriedades desses alimentos naturais? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!
Luiziaria Oliveira da Silva
Excelente, muito bom essas dicas,como pode a natureza, em contribuir para uma vida tão saudável, e fazer parte do nosso dia,dia da vezes deixamos passar despercebido , esse benefício tão eficaz, parabéns
Olá, amei as informações e dicas sobre as ervas e plantas. Mesmo já sabendo que as mesma dão importantíssima e ricas em seus resultados e eficácia de.
Gratidão pelas informações
Esse artigo é muito útil, essas dicas para os diabéticos são excelentes.!
Olá, Divino! Que bom que nossas dicas foram úteis.
Quanto a canela, tanto em pau ou em pó os benefícios são os mesmos?
Boa tarde , gostei muito pois não sabia dos benefícios destas plantas para a diabetes . Obrigado e sempre que puderem me enviem mais informações sobre o assunto.
Olá, Nilton! Que bom que ajudamos, ficamos bem felizes com seu comentário.
adorei a dica gostaria de saber como fsas o chá de folha seca
Estás plantas medicinais fas algum mal ou efeitos colaterais para transplantado renal
Conhecia as plantas talvez por falta de observação não tinha curiosidade quanto o seu poder tão especial para os diabéticos faço parte foi otimo.
Esse artigo é muito útil para que quer cuidar da saúde!
Ficamos bem felizes com seu comentário, que bom que gostou!
Nossa amei saber das bem feitorias que as plantas fazem, Obrigado.
Muito bom as dicas de chás vou passar a usar a carqueja
Casca do maracujá, torrar e moer. Misturar uma colher de sopa por dia com algum alimento ou um pouco de água e tomar. Tem em cápsulas também. Ajuda controlar a diabetes.
Olá, Vanderleia! Muito boa a sua dica!!!
valeu muito os comentários, pois sou portador de diabete tipo 2
Que bom que gostou!!! 🙂
Obrigada por passar essas informações tão importante, tenho 33 anos e fui diagnósticicada com diabetes recentemente, vou fazer uso dessas plantas.
Olá, Maria! Ficamos felizes em poder ajudar ?
Muito obrigado foi de grande ajuda recomendo que você não parem isso me deu outra ideia como controlar os níveis de açúcar no sangue z
Olá, Luiz! Pode deixar, vamos continuar com posts sobre esse e mais assuntos relacionados à saúde! Abraços.
Bom dia, obrigada pelas informações, irei fazer os chás, pois sou tipo 2. Hoje tenho 54 anos e prático esporte trabalho, e a sinto um formigamento na mao direita. Eu sou Operadora de caixa fico o dia todo digitando é prejudicial a saúde do Diabetes.
Olá, Ivonilde! Ficamos felizes que as informações foram úteis! Vamos continuar com posts sobre esse e mais assuntos relacionados à saúde! Abraços.
Excelente matéria sobre essas plantas que ajudam no controle fo diabetes.
Olá, Bartolomeu! Ficamos felizes que as informações foram úteis!
Olá , tenho diabete e ja conhecia a maioria dessas plantas , por ver ou de nome , mas nao sabia nada sobre a eficacia delas na nossa saude principalmente no controle da diabetes,muito boa essas informações!
Olá, Fabio! Ficamos muito animados em poder ajudar 🙂
Olá.
Descobri que meu filho de 12 anos tem diabetes . Esses tratamentos também por ser aplicados a adolescentes
Desde agradeço a atenção.
Olá, Rodrigo. Apesar de serem tratamentos naturais, recomendamos que faça uma consulta com o médico para validar se podem ser usados por um adolescente! 🙂
Muito boas dicas.
O que me diz sobre chá da folha do figo para diabéticos?
Pingback: 7 chás que ajudam a melhorar seu sono! - Blog Plastprime
Pingback: Receitas de água saborizada que você precisa conhecer! - Blog Plastprime
Pingback: Quem Tem Diabetes Pode Comer Ora-Pro-Nóbis? - Cirurgia Avançada e Obesidade - Clínica Láparos
Pingback: Folha De Goiaba Para Diabetes? - Cirurgia Avançada e Obesidade - Clínica Láparos
Pingback: Cura Da Diabetes Pelo Alho? - [Conselho do Médico] Cirurgia Avançada e Obesidade - Clínica Láparos
Adorei as informações. Vou seguir os conselhos. Obrigado. Podem sempre enviar nos estudos. Obrigado. Bem Haja
Muito bom saber destas informações. Tenho casos na família. Mesmo quem não desenvolveu a doença pode utilizar, como preventivo?
Gostei das informações, já conhecia algumas plantas ,mas falta informações, de quanto, dose, tomar por do e como fazer o chá
Gostei
Vou experimentar Babosa