Lixo é um grande dilema da humanidade. Nós nos acostumamos a deixá-lo na calçada, e “magicamente” ele desaparece de lá. Pronto, problema resolvido, né? Nada disso!
Grande parte desses resíduos vai para aterros sanitários e lixões, onde, sem tratamento, poluem cursos d’água, o solo e o ar. Para se ter uma ideia, o Brasil produz 7% do lixo domiciliar mundial. É pouco, se comparado com os Estados Unidos, que, sozinhos, produzem 31% de todo o lixo do planeta. Aqui, cada brasileiro de classe média produz cerca de 1 kg de resíduos por dia. Ou seja, uma família de 4 pessoas chegaria a acumular uma montanha de quase 30 kg de em uma semana, caso o lixeiro não passasse para fazer sua “mágica”. Uma das formas de cada um ajudar a mudar esse quadro é aderir à reciclagem, ao reúso, à diminuição do desperdício.
Reciclar materiais já é algo que todo mundo conhece, embora muitas cidades no Brasil ainda não tenham sistemas eficientes para recolher e encaminhar esse tipo de resíduo para o destino correto. Se você já faz isso, parabéns. Mas sempre dá pra melhorar na busca por um mundo mais sustentável e saudável.
Veja o que você pode fazer
- Reduza o consumo. Significa menos resíduos.
- Diminua o desperdício de alimentos e materiais. Fará bem ao seu lixo e ao seu bolso.
- Escolha produtos com poucas embalagens e utilize sacolas retornáveis para carregar as compras.
- Prefira produtos in natura ou plante uma pequena horta em casa com Vasos Empilháveis, Módulos para Jardim Vertical ou Cachepôs de Parede.
- Faça compostagem de seu lixo orgânico, isso diminuirá significativamente os resíduos não-recicláveis e não-compostáveis que você vai colocar na rua todos os dias.
- Lave e separe os materiais recicláveis (metal, vidro, plástico, papéis) e os encaminhe a entidades ou pessoas que fazem seu recolhimento, caso sua cidade não tenha coleta domiciliar.
- Vai construir? Aposte em produtos sustentáveis, como o PlastPaver ou o PlastFoor
E você, tem alguma outra dica para reduzir a quantidade de lixo? Mande pra gente nos comentários.
Fontes: www.dgabc.com.br e www.ecycle.com.br