A Educação Física é importante para promover o desenvolvimento integral do aluno, estimulando uma vida saudável, a socialização entre colegas e o desenvolvimento de espírito de equipe em crianças e adolescentes. É natural que gestores e diretores, preocupados com a segurança nas escolas, tenham certa preocupação com esta disciplina, pois a prática esportiva pode dar margem à acidentes cujo responsabilidade pode cair sobre a diretoria da escola. Por isso, trazemos no artigo de hoje alguns aspectos que consideramos fundamentais para a segurança nas escolas em aulas de educação física. Continue a leitura:
1 – Professores qualificados
A contratação de professores qualificados com formação na área de Educação Física que possuam também cursos complementares na educação de crianças e adolescentes é o ponto de partida para que aulas de educação física não sejam uma preocupação aos gestores escolares. Quando as turmas são grandes ou em faixas etárias menores, é interessante que a supervisão de atividades físicas conte com mais de um profissional, para garantir a supervisão adequada. A contratação de auxiliares ou estagiários é uma boa saída nessas situações. Regras de uso para quadras esportivas também são fundamentais. Em muitas escolas, é comum que crianças e adolescentes queiram fazer uso da quadra durante o intervalo entre aulas ou no período do contra turno. A prática esportiva em escolas sem supervisão de um profissional da área não é recomendada e deve ser evitada. Caso hajam muitos pedidos por parte de pais e alunos, a escola pode promover escolinhas de esportes específicos no contra turno das aulas ou promover recreações específicas para a hora do recreio, contando sempre com a supervisão de um educador físico.
2 – Quadras com revestimento adequado
Para que haja segurança nas escolas, esta deve oferecer uma infraestrutura adequada para a prática esportiva. O revestimento de quadras esportivas é um dos primeiros pontos que devem ser considerados. Quadras esportivas com pisos muito duros oferecem alto impacto ao corpo durante a prática esportiva, facilitando a ocorrência de lesões como entorses e tendinites, além de poder prejudicar o crescimento de crianças e adolescentes. É fundamental a escolha de um piso adequado que traga alto desempenho e evite lesões e outros prejuízos à saúde dos alunos, garantindo a segurança nas escolas no que tange a prática esportiva. A PlastPrime possui em sua linha de pisos uma solução prática e inteligente para o revestimento de quadras esportivas que além de apresentar baixo impacto, também tem baixo custo de manutenção. Trata-de um material fabricado com polipropileno, de alta resistência e sem riscos à saúde dos alunos com farpas ou rachaduras.
3 – Instalação de redes protetoras
O planejamento da colocação de redes protetoras é outro aspecto importante para garantir a segurança nas escolas em aulas de educação física. Redes protetoras têm a função de evitar que bolas e outros acessórios da prática saiam dos limites das quadras esportivas. É importante que esta instalação sejam bem programada para que uma bola fora de quadra não atinja ou machuque outros alunos e também para evitar que a bola vá até a rua ou outra área fora dos limites da escola onde haja risco para o aluno caso este acabe indo atrás da bola.
4 – Manutenção sempre em dia
Para cumprir seu dever com a segurança nas escolas, gestores desses espaços devem prever em seus orçamentos e programação para o período de férias escolares a manutenção adequada de todo o espaço destinado à prática esportiva. Para que não hajam riscos à saúde e segurança dos alunos, é importante que o piso da quadra seja mantido em bom estado evitando que o aluno se machuque em casos de tombos ou similares. Os acessórios como traves, cestas, redes e outros devem estar em bom estado de conservação, sem apresentar ferrugem ou outra situação que ofereça risco à saúde dos alunos.
Segurança nas escolas na Educação Física
A segurança dos alunos é de responsabilidade da escola e a educação física quando conduzida sem os cuidados adequados pode dar margem a riscos à segurança dos alunos, cujo responsabilidade pode ser atribuída à escola. Por isso, os cuidados que aqui apresentamos são importantes para a garantia da integridade da escola e seus alunos. E então, gostou das nossas dicas para a segurança nas escolas? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, escreva para a gente nos comentários.